top of page

Gerald Häfner

Dirigente da Seção de Ciências Sociais do Goetheanum

Gerald Häfner nasceu em 1956 em Munique, publicitário, educador Waldorf, chefe da seção de ciências sociais da Universidade Livre de Humanidades com sede no Goetheanum em Dornach (Suíça).

Co-fundador e ex-presidente da GRÜNEN, ex-MDB e MEP, fundador e CEO de longa data da MORE DEMOCRACY eV e DEMOCRACY INTERNATIONAL.

Estudou Educação Waldorf, Ciências Sociais e Filosofia em Munique, Bochum e Witten / R. Iniciador e co-fundador de várias iniciativas no campo da democracia, direitos civis e constituição (incluindo “IDEE” (“Desenvolver Iniciativa Democracia”), “Conselho de Curadores de uma Federação Democraticamente Estabelecida German Länder “,” Mehr Demokratie eV “,” Democratic Europe Now! “e” Democracy International “), bem como várias fundações (por exemplo,” Fundação Federal para a Reconstrução da Ditadura do SED “,” Petra Fundação Kelly “).

Co-fundador do partido THE GREENS na Baviera (1978) e também na Alemanha (1979/80), desde 1979 como presidente distrital e gerente regional e também como presidente 1990-1994 da associação nacional Bavaria. 1987-1990, 1994-1998 e 2001-2002 membro do Bundestag alemão, deste u Presidente e membro da Comissão de Assuntos Jurídicos, da Comissão de Assuntos Europeus, da Comissão de Regras de Procedimento, da Comissão Especial da Unidade Alemã e da Comissão Enquête para lidar com a injustiça da RDA e moldar a unidade alemã.

Autor de vários projetos de lei bem-sucedidos, em particular sobre questões de democracia e direitos civis (incluindo liberdade de informação, transparência, ação coletiva, injustificação, fundação de uma fundação, reforma parlamentar, participação do cidadão, melhorias na lei eleitoral, etc.), bem como outras áreas (incluindo a inclusão da proteção ambiental na Lei Básica, Lei de Proteção Contra o Fumo). Iniciador e autor de vários projetos de lei sobre democracia direta, incluindo o projeto de lei multipartidário sobre a introdução de referendos em todo o país (em 7 de junho de 2002, com 348 votos a favor e 199 contra, apesar de uma esmagadora maioria parlamentar, infelizmente falhou o 2 / 3 maioria).

2009-2014 Deputado ao Parlamento Europeu, coordenador e membro das Comissões Constitucional, Jurídica e de Petições, Vice-Presidente DKOR (Relações da UE com os Estados da Península Coreana) e Presidente da Comissão de Ética. Iniciador e relator do Parlamento Europeu sobre a introdução da Iniciativa de Cidadania Europeia (primeiro instrumento de participação pública transnacional na UE e a nível mundial) e sobre outras questões de sufrágio, direito partidário, transparência, limitação dos lóbis e melhoria da democracia europeia.

Trabalhando como um especialista em democracia e questões constitucionais, etc. na Alemanha para o alemão. Bundestag e para as assembleias provinciais da Baixa Saxônia, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Turíngia, Brandemburgo, Schleswig-Holstein, Sarre, Hesse e Renânia-Palatinado, bem como vários outros parlamentos em países europeus e internacionais. Autor ou co-autor de diversos textos jurídicos e constitucionais de sucesso nesses países.

Fundador e outros a “Fundação Federal para a Recuperação de GDR Errado”, a “Fundação Petra Kelly” e membro do Conselho de Curadores da “Stiftung Mitarbeit” e “Stiftung Evidenz”. Co-iniciador da primeira iniciativa de cidadãos totalmente alemães e autor do memorando para uma nova constituição alemã e a organização democrática da unidade alemã. CEO de longa data da “Mehr Demokratie” eV e presidente da “Democracy International”, iniciador do “Democratic Europe Now!” E “Europa Neu Denken”, co-iniciador da “Initiative zur Reform von Unternehmensrecht in Deutschland”.

2002-2005 Membro do Conselho de Administração da Sociedade Antroposófica da Alemanha e desde 2015 Chefe da Seção de Ciências Sociais da School of Spiritual Science do Goetheanum (Suíça).

Por muitos anos, atividades jornalísticas independentes, ensino e palestras na Alemanha e no exterior, entre outros. em questões políticas, jurídicas e contemporâneas, em particular questões de direito, democracia, constituição, participação cívica, futuro do trabalho e dos sistemas sociais, renda básica, reforma do sistema econômico, social e monetário, globalização e cultura, organização social e política e futuro da Alemanha e da Europa. Contribuições, reportagens e entrevistas em diversos semanários diários e jornais mensais, convites para emissões de rádio e televisão como. uma. Tagesschau, heute, RTL-Nachrichten, ARD / ZDF-Morgenmagazin, Sabine Christiansen (ARD), Maybrit Illner (ZDF), Berliner Runde (Phoenix), Münchner Runde (TV da Baviera), RTL, arte, Pro7, Sat1, vox, N24 , ORF, SRF, RAI, France TV, BBC News e BBC World Service, Sverige TV, BR, HR, MDR, NDR, RB, SR, SWF, WDR, Deutschlandfunk ou Deutschlandradio Kultur. Várias contribuições de livros.

fonte: https://socialnew.goetheanum.org/our-team/

gerald-x1.png
bottom of page