top of page

Trimembração do Organismo Social 

Os impulsos para uma nova organização social em todos os âmbitos sociais, tanto na sociedade como um todo quanto em grupos e instituições que agregam pessoas que neles atuam, foram dados por Rudolf Steiner essencialmente a partir de 1919, e denominados por ele de Dreigliederung des Sozialen Organismus, que é traduzido normalmente por Trimembração do Organismo Social.

Steiner usou a palavra Dreigliederung que, transliterada, é 'trimembração', para indicar que a sociedade e os organismos sociais deveriam ser organizados em três membros, analogamente aos membros da constituição física humana, no sentido de eles terem funções independentes, mas que interagem. Assim, a cabeça tem suas funções próprias, e os braços idem. No entanto, existe uma interação entre eles, por exemplo por meio dos olhos da cabeça vemos um objeto e, em um impulso de volição, movemos os braços para pegá-lo. Por outro lado, se um braço toca um objeto, sentimos a sensação táctil e viramos a cabeça para obervá-lo. Ele usou a denominação de organismo pois tanto a sociedade como os grupos e instituições sociais deveriam funcionar como um orgnismo vivo, e não, por exemplo, como uma máquina.

fonte: http://www.sab.org.br/portal/desenvolvimento-social/71-desenvolvimento-organizacional-e-social

threefolding.png

Como seres humanos, temos três capacidades:  pensar, sentir e agir. Cada uma dessas capacidades tem correspondência com as diferentes esferas da sociedade e se fundamentam em um valor universal:  o pensamento liberto para a vida cultural, o sentimento de igualdade para o outro na esfera jurídica e o valor da solidariedade na vida econômica . A autonomia de cada esfera e a busca por cada princípio apropriado abririam a possibilidade de uma  sociedade saudável, produtiva e pacífica .

fonte: https://socialnew.goetheanum.org/threefolding/

bottom of page